Erosão ácida

Dicas

A erosão ácida é um desgaste da superfície dos dentes caudados por ácidos, frequentemente provenientes dos alimentos, mas também pode ser de origem gástrica.

Quando o ácido entra em contato com a superfície do esmalte dentário, este enfraquece e perde conteúdo mineral. A saliva é responsável em devolver esses minerais perdidos para o esmalte, porém se o dente fica em contato com o ácido por muito tempo, ou se logo em seguida for escovado, a saliva não tem tempo para fazer essa remineralização e o dente não se recupera. Assim é preferível escovar os dentes uma hora após a ingestão de alimentos ácidos.

Portanto viemos por meio deste alertar o público quanto a esta questã , com o objetivo de identificar seus sinais e minimizar os riscos, pois muitos nunca ouviram falar sobre isso e nem mesmo sabem que isso acontece com seus dentes.

A erosão ácida pode afetar pessoas das mais variadas faixas etárias e de qualquer sexo.

Muitos alimentos e bebidas que estão presentes em nossa dieta diariamente são consideradas altamente ácidas, e este é um fato importante na erosão.

Alguns alimentos e bebidas que são considerados saudáveis em nossa dieta são altamente ácidos levando ao desgaste do esmalte dental como por exemplo algumas frutas e vegetais( suco de limão, maçã, uva, laranja, damasco, tomate). Esses alimentos não necessitam ser evitados, porém cuidar com a freqüência e a maneira de ingeri-los.

Existem algumas maneiras de ingerir os alimentos e bebidas com o intuito de diminuir os riscos da erosão:

   - não reter os alimentos na boca por muito tempo;

   - beber sem fazer bochechos;

   - beber refrigerantes ou bebidas gasosas de maneira rápida ou com canudo colocado no fundo da boca;

Assim diminui a exposição do ácido com as superfícies dos dentes.

A erosão ácida pode ter com conseqüência um aumento da sensibilidade dentinária e também alterações de textura, forma e cor do elemento dental.

Como normalmente a erosão só é percebida pelo paciente quando já está em estágio avançado de desgaste, adotar passos de prevenção é a melhor maneira de diminuir os riscos da erosão ácida.



 

Endereço

  • Endereço: AV. Presidente Vargas 502 2º andar
  • Centro RJ - CEP 20071-001
  • Email: autorizacao.dentecross@gmail.com
  • Website: www.dentecross.com.br
  • Telefone: +55 21 2253-0179
  • Telefone: +55 21 2253-5757